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Amil

Assistência Médica

Perguntas frequentes

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Posso solicitar o envio de documentos pela Internet?
Sim. Veja o que você pode solicitar pela Internet:
  • Orientador Médico e/ou Orientador Odontológico
  • Cartão de identificação (carteirinha)
  • Contrato Ampliado
  • Boleto para pagamento do plano
  • Comprovante de pagamento
  • Demonstrativo para Imposto de Renda
  • Histórico das solicitações feitas para a Amil
Posso ter acesso a alguns detalhes do meu contrato pela Internet?
Sim. O portal Amil oferece informações como:
  • Verificação do prazo de vencimento de carências
  • Características do plano que você contratou
  • Aditivos (quando tiverem sido contratados)
  • Histórico dos reembolsos solicitados (quando previstos em contrato)
  • Pagamentos efetuados
  • Calculadora de multas/juros para pagamentos em aberto e/ou em atraso
É possível saber, pela Internet, mais detalhes sobre a Rede Credenciada Amil?
Sim. O portal da Amil oferece uma área chamada "Encontre seu Credenciado". Nela, você poderá encontrar a informação que procura, fazendo sua busca de diversas formas.
Quais informações devo apresentar para que haja reembolso em caso de internação?

Se houver previsão contratual para cobertura de reembolso, você deverá apresentar a nota fiscal e seu comprovante de pagamento de conta hospitalar, discriminando inclusive a relação de materiais e medicamentos consumidos, exames e taxas, nome do paciente, data de início do evento, data de alta hospitalar e relatório médico.

Nota: Documentos de atendimento internacional em línguas que não o Inglês e Espanhol devem estar acompanhados de tradução juramentada. Em alguns casos, serão exigidos documentos complementares, inclusive o CNES. O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais.

O que é a unificação de contas mencionadas no portal Amil?

A unificação de contas é uma facilidade oferecida para que você navegue no portal Amil com mais agilidade.

A unificação de contas consiste em vincular seus planos Amil a um só login e senha.

Dessa forma, ao logar-se no portal, você poderá ter acesso às informações sobre todos os seus planos cadastrados e unificados à senha e ao login que você estiver usando.

Quais informações devo apresentar para que haja reembolso de honorários médicos gastos em período de internação, caso haja cobertura contratual?

Recibo ou nota fiscal apresentando carimbo de quitação contendo:

Declaração do tipo de atendimento prestado, vinculada ao laudo médico, nome do paciente, valor cobrado, valor de desconto (quando houver), assinatura, CPF ou CGC, CRM, endereço legível dos profissionais e a data de realização do evento.

Devem ser discriminados, separadamente, todos os dados do médico e de cada um dos componentes de sua equipe (nome legível, CPF ou CGC, CRM, assinatura).

Nota: O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais.

Quais informações devo apresentar para que haja reembolso em caso de atendimento em pronto-socorro, se houver previsão contratual?
  • Dados do paciente:
    • Nome completo
  • Dados do evento:
    • Especificação e discriminação do atendimento realizado
    • Data do atendimento
    • Dados do local de atendimento:
      • CPF ou CGC
      • CRM
      • ISS
      • Endereço - legível -
      • Nome do responsável pelo serviço - legível -
      • Assinatura do responsável pelo serviço
  • Dados do pagamento efetuado
    • Recibo ou nota fiscal com carimbo de quitação do pagamento.
    • Valor cobrado
    • Valor de desconto (quando houver)
  • Nota: O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais

Quais informações devo apresentar para que haja reembolso de exames complementares, serviços de diagnósticos e tratamento, se houver previsão contratual?
  • Dados do paciente:
    • Nome completo
  • Dados do evento:
    • Especificação e discriminação de cada exame, serviço ou procedimento realizado
    • Data da realização de cada exame, serviço ou procedimento realizado
    • Dados do local de atendimento:
      • CPF ou CGC
      • CRM
      • ISS
      • Endereço - legível -
      • Nome do responsável pelo serviço - legível -
      • Assinatura do responsável pelo serviço
  • Dados do pagamento efetuado
    • Recibo ou nota fiscal com carimbo de quitação do pagamento.
    • Valor cobrado
    • Valor de desconto (quando houver)

      Nota: Documentos de atendimento internacional em línguas que não o Inglês e Espanhol devem estar acompanhados de tradução juramentada. Em alguns casos, serão exigidos documentos complementares, inclusive o CNES. O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais.

Quais informações devo apresentar para que haja reembolso de consulta, se houver previsão contratual?
  • Dados do paciente:
    • Nome completo
  • Dados da consulta:
    • Data da consulta
  • Dados do médico/clínica:
    • CPF ou CGC
    • CRM
    • Endereço
    • Nome do médico - legível -
    • Assinatura do médico
  • Dados do pagamento efetuado
    • Recibo ou nota fiscal com carimbo de quitação do pagamento. Deve estar especificado que o pagamento foi referente a honorários de consulta.
    • Valor cobrado
    • Valor de desconto (quando houver)

      Nota: Documentos de atendimento internacional em línguas que não o Inglês e Espanhol devem estar acompanhados de tradução juramentada. Em alguns casos, serão exigidos documentos complementares, inclusive o CNES. O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais.

Como faço para enviar meu currículo?

Nossa visão de organização é a de ser a melhor, a maior e a mais feliz das empresas.

Por isso, procuramos pessoas que compartilhem a vontade de aprender sempre e que busquem se aperfeiçoar incessantemente.

Entraremos em contato com você, alinhando o seu interesse e perfil às oportunidades que existirem na Amil.

Clique aqui para enviar seu currículo

Transferência Segurado Porto Seguro

Como fica o meu bônus?
Exatamente igual ao do contrato original, com os mesmos valores e condições.
Meu plano é de antes da regulamentação - isto vai mudar? Vou ter direito a algum dos benefícios da lei?
De acordo com as normas de transferências de carteiras, os planos têm que manter todas as suas características originais, tanto os anteriores a Lei 9656 como os posteriores a mesma.
Quando será o meu próximo reajuste?
O reajuste anual ocorrerá 12 meses após a data do seu último reajuste. Já o reajuste por faixa etária, ocorrerá nos prazos e condições do seu contrato.
Como fica o meu pagamento por débito automático em conta corrente?
Você pagará por boleto a partir da mensalidade de dezembro a Amil, até que seja ajustado o convenio para débito automático.
Vou ter direito ao Resgate da Amil e aos outros aditivos da Amil?
Será uma opção sua – por se tratar de um novo benefício, custará um valor adicional que será cobrado por cada membro do seu contrato – para formalizar este seu desejo de ter algum aditivo que acrescente alguma cobertura que o seu plano atual não possua, entre em contato com a AMIL a partir de 01/12/2006.
Vou usar o mesmo orientador medico?
A rede será a mesma, mas você irá receber um novo orientador, que tem as informações referentes à Amil – telefones, site, agências, etc. Enquanto não receber continue usando o da Porto.
Como vou pedir autorizações? Vai mudar o telefone?
Você será informado de como contatar a Amil, através de comunicação por carta e jornal, durante o mês de novembro.
Vai mudar o nome do plano?
Não. O nome anterior será acrescido da palavra AMIL (ex: AMIL-Master).
Vou usar a mesma carteira de identificação? Se muda, quando vou receber?
Você vai receber uma nova carteira de identificação da AMIL, que será importante para o acesso à rede credenciada, contatos com Amil, etc. Será entregue pelo correio durante o mês de novembro com validade a partir de 1 de dezembro. Caso não receba a carteira da Amil até 1 de dezembro, é importante saber que a sua carteira atual de identificação da Porto, permitirá que você seja atendido e terá validade até 31/12/2006.
Como fica o meu direito a reembolso?
Exatamente igual ao do contrato original, com os mesmos valores, os mesmos prazos e procedimentos para solicitação.
O que fazer se eu não quiser mudar para a Amil?
A Amil sempre teve no respeito a liberdade de escolha, um dos seus princípios. Desta forma o cliente terá todo o direito de mudar para outra operadora, porem só a AMIL poderá garantir a manutenção de todos os seus direitos, preço e a mesma qualidade da Porto Seguro.
Como será o meu reajuste? Pode mudar com o passar do tempo?
Será realizado nos percentuais e nas condições contratuais,aditivos e acordos com a ANS
Como fica a minha remissão?
Exatamente igual ao do contrato original e demais condições.
Como fica a minha mensalidade(premio) atual? Pode mudar com o passar do tempo?
Todas as condições do contrato anterior continuam vigentes – sua mensalidade será alterada pelo que já é previsto em seu contrato atual, aditivos, lei 9656 ou acordos com a ANS.
Vou ter direito à rede da Amil?
A sua rede será exatamente de acordo com o seu plano.
Como fica a rede referenciada do meu plano – vou perder algum dos hospitais, médicos ou laboratório?
É intenção da AMIL manter a mesma rede médico-hospitalar, relacionada ao seu plano. Acreditamos ser este um desejo praticamente de todos os prestadores de serviços de sua rede, pela importância que a Amil representa entre as grandes operadoras do país, e pela importância que certamente você representa para eles. Caso o referenciado optar pelo não credenciamento você será atendido e solicitará reembolso a Amil.
Estou com uma autorização de internação dada pela Porto? A Amil vai honrar?
Sim. A AMIL providenciará por você toda a regularização dos documentos que garantam o seu atendimento.
Como ficam os meus direitos?
Todos os direitos contratuais serão mantidos, sob todos os aspectos: legais e dos serviços de atendimento.
A Amil é uma seguradora?
Não – a Amil é uma operadora de saúde, atuando com produtos tanto de rede credenciada como de reembolso.
Por que a Amil está aceitando a transferência?
Por estar de acordo com seu foco de crescimento com qualidade e pela certeza que atenderá a todas as expectativas dos clientes desta carteira de planos individuais.
Por que transferir para a Amil?
Pela segurança que isto representa para todas as partes envolvidas: Porto, seus clientes e mercado. O Grupo Amil, tem tradição, credibilidade e sucesso em cuidar de carteiras de planos individuais.
Qual o número de clientes que estão sendo transferidos para a Amil?
São cerca de 23.000 contratos com aproximadamente 41.000 beneficiários.
Isto foi aprovado pela ANS?
Sim, seguindo todas as regras determinadas pela RN 112, sendo esta decisão autorizada pela da ANS em 23 de outubro de 2006.
A Porto pode decidir vender sem antes consultar seus clientes?
Sim ,desde que respeitado o que dispõe a legislação da ANS e sua aprovação, uma vez que todos os seus direitos são obrigatoriamente mantidos, sem qualquer tipo de prejuízo.
A Porto Seguro vai alienar sua carteira de plano empresa?
Não. Este será o foco de investimento e crescimento na área de Seguro Saúde
Por que a Porto Seguro esta transferindo sua carteira de planos de saúde individual?
Há pouco mais de cinco anos, a Porto Seguro – Seguro Saúde deixou de comercializar seguros individuais. Para manter a qualidade no atendimento esta carteira está sendo transferida para a Amil.

Reembolso

Quais informações devo apresentar para que haja reembolso em caso de internação?

Você deverá apresentar a nota fiscal e seu comprovante de pagamento de conta hospitalar, discriminando inclusive a relação de materiais e medicamentos consumidos, exames e taxas, nome do paciente, data de início do evento, data de alta hospitalar e relatório médico.

Nota: Documentos de atendimento internacional em línguas que não o Inglês e Espanhol devem estar acompanhados de tradução juramentada. Em alguns casos, serão exigidos documentos complementares, inclusive o CNES. O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais.

Quais informações devo apresentar para que haja reembolso de honorários médicos gastos em período de internação, caso haja cobertura contratual?

Recibo ou nota fiscal apresentando carimbo de quitação contendo:

Declaração do tipo de atendimento prestado, vinculada ao laudo médico, nome do paciente, valor cobrado, valor de desconto (quando houver), assinatura, CPF ou CGC, CRM, endereço legível dos profissionais e a data de realização do evento.

Devem ser discriminados, separadamente, todos os dados do médico e de cada um dos componentes de sua equipe (nome legível, CPF ou CGC, CRM, assinatura).

Nota: O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais.

Quais informações devo apresentar para que haja reembolso em caso de atendimento em pronto-socorro, se houver previsão contratual?
  • Dados do paciente:
    • Nome completo
  • Dados do evento:
    • Especificação e discriminação do atendimento realizado
    • Data do atendimento
    • Dados do local de atendimento:
      • CPF ou CGC
      • CRM
      • ISS
      • Endereço - legível -
      • Nome do responsável pelo serviço - legível -
      • Assinatura do responsável pelo serviço
  • Dados do pagamento efetuado
    • Recibo ou nota fiscal com carimbo de quitação do pagamento.
    • Valor cobrado
    • Valor de desconto (quando houver)
  • Nota: O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais.
Quais informações devo apresentar para que haja reembolso de exames complementares, serviços de diagnósticos e tratamento, se houver previsão contratual?
  • Dados do paciente:
    • Nome completo
  • Dados do evento:
    • Especificação e discriminação de cada exame, serviço ou procedimento realizado
    • Data da realização de cada exame, serviço ou procedimento realizado
    • Dados do local de atendimento:
      • CPF ou CGC
      • CRM
      • ISS
      • Endereço - legível -
      • Nome do responsável pelo serviço - legível -
      • Assinatura do responsável pelo serviço
  • Dados do pagamento efetuado:
    • Recibo ou nota fiscal com carimbo de quitação do pagamento.
    • Valor cobrado
    • Valor de desconto (quando houver)

      Nota: Documentos de atendimento internacional em línguas que não o Inglês e Espanhol devem estar acompanhados de tradução juramentada. Em alguns casos, serão exigidos documentos complementares, inclusive o CNES. O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais.

Quais informações devo apresentar para que haja reembolso de consulta, se houver previsão contratual?
  • Dados do paciente:
    • Nome completo
  • Dados do evento:
    • Especificação e discriminação de cada exame, serviço ou procedimento realizado
    • Data da realização de cada exame, serviço ou procedimento realizado
    • Dados do local de atendimento:
      • CPF ou CGC
      • CRM
      • ISS
      • Endereço - legível -
      • Nome do responsável pelo serviço - legível -
      • Assinatura do responsável pelo serviço
  • Dados do pagamento efetuado
    • Recibo ou nota fiscal com carimbo de quitação do pagamento.
    • Valor cobrado
    • Valor de desconto (quando houver)

      Nota: Documentos de atendimento internacional em línguas que não o Inglês e Espanhol devem estar acompanhados de tradução juramentada. Em alguns casos, serão exigidos documentos complementares, inclusive o CNES. O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais.

Qual o prazo para dar entrada no pedido de reembolso?
No prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data em que ocorreu o evento médico, ou, no caso de internação, da data da alta hospitalar.
Como posso solicitar o reembolso?
Para os planos de Livre Escolha, a solicitação poderá ser feita à Central de Teleatendimento, nas Agências de Atendimento Amil ou pela Internet. Para os demais casos, somente nas Agencias de Atendimento Amil.
Quais planos Amil têm direito a reembolso ?
Os planos Continents, Quality, Opções Plus, Opções 11, Amil 50 e Amil 60, de acordo com os limites e condições estabelecidas previamente em cada contrato.

Mensalidades

Qual é o percentual acrescentado na mensalidade quando uma pessoa muda de faixa, para os contratos comercializados atualmente (PF 105)?
  • Ao completar 19 anos, há o acréscimo de 30% (trinta por cento)
  • Ao completar 24 anos, há o acréscimo de 10% (dez por cento)
  • Ao completar 29 anos, há o acréscimo de 9% (nove por cento)
  • Ao completar 34 anos, há o acréscimo de 10% (dez por cento)
  • Ao completar 39 anos, há o acréscimo de 10% (dez por cento)
  • Ao completar 44 anos, há o acréscimo de 29,9% (vinte nove e nove décimos por cento)
  • Ao completar 49 anos, há o acréscimo de 15% (quinze por cento)
  • Ao completar 54 anos, há o acréscimo de 25% (vinte e cinco por cento)
  • Ao completar 59 anos, há o acréscimo de 70,368% (setenta e trezentos e sessenta e oito milésimos por cento).
Como são distribuídas as faixas etárias nos contratos comercializados atualmente (PF 105)?
  • De 0 a 18 anos
  • De 19 a 23 anos
  • De 24 a 28 anos
  • De 29 a 33 anos
  • De 34 a 38 anos
  • De 39 a 43 anos
  • De 44 a 48 anos
  • De 49 a 53 anos
  • De 54 a 58 anos
  • 59 anos em diante
Há variação de preço das mensalidades quando um ou mais beneficiários do plano mudam de faixa etária?
Sim. Um percentual será acrescentado sobre o valor da última mensalidade.
Como é calculada a mensalidade do plano?
A mensalidade é calculada de acordo com o número de beneficiários inscritos e suas características de distribuição por faixa etária e risco.

Amil na Internet

Posso solicitar o envio de documentos pela Internet?

Sim. Veja o que você pode solicitar pela Internet:

  • Orientador Médico e/ou Orientador Odontológico
  • Cartão de identificação (carteirinha)
  • Contrato Ampliado
  • Boleto para pagamento do plano
  • Comprovante de pagamento
  • Demonstrativo para Imposto de Renda
  • Histórico das solicitações feitas para a Amil
Posso ter acesso a alguns detalhes do meu contrato pela Internet?
Sim. O portal Amil oferece informações como:
  • Verificação do prazo de vencimento de carências
  • Características do plano que você contratou
  • Aditivos (quando tiverem sido contratados)
  • Histórico dos reembolsos solicitados (quando previstos em contrato)
  • Pagamentos efetuados
  • Calculadora de multas/juros para pagamentos em aberto e/ou em atraso
É possível saber, pela Internet, mais detalhes sobre a Rede Credenciada Amil?
Sim. O portal da Amil oferece uma área chamada "Encontre seu Credenciado". Nela, você poderá encontrar a informação que procura, fazendo sua busca de diversas formas.
O que é a Unificação de contas mencionada no portal Amil?

A Unificação de contas é uma facilidade oferecida para que você navegue no portal Amil com mais agilidade.

A unificação de contas consiste em vincular seus planos Amil a um só login e senha.

Dessa forma, ao logar-se no portal, você poderá ter acesso às informações sobre todos os seus planos cadastrados e unificados à senha e ao login que você estiver usando.

Locais de Atendimento

Quais são os horários de funcionamento das Agências de Atendimento Amil?
O site possui todas as informações de endereços e telefones Amil. Clique aqui e selecione o seu estado e cidade (Localização e Telefones).
O que faço se estiver em uma localidade, na qual não há rede credenciada Amil?
Entre em contato com a Central de Teleatendimento, que funciona 24 horas por dia. Nossos atendentes estão aptos a orientá-lo.
Quais são os locais credenciados onde posso utilizar meu plano?
Seu plano poderá ser utilizado em todos os locais credenciados e prescritos no seu Orientador Médico.

Atendimento e Cobertura

O que é Módulo de cobertura?
São as coberturas médicas estabelecidas pela Lei, que caracterizam o tipo de benefício médico coberto pelo plano.
No caso de internação, o acompanhante do paciente terá direito à refeição?
Cobrimos refeições apenas para o paciente.
O número de consultas, exames e internações é limitado?
Não. O cliente Amil é livre para ser atendido conforme sua necessidade.
No caso de exames eletivos, posso internar-me para realizá-los?
Os exames devem ser realizados nos ambulatórios de nossa ampla rede credenciada.
Existe a cobertura para instrumentador cirúrgico?
O contrato pessoa física só prevê cobertura para especialidades médicas.
Existe cobertura para fonoaudiologia?
A cobertura é determinada pelo padrão de conforto do plano contratado e pelo rol de procedimentos da ANS.
Existe cobertura para Psicologia nos planos Pessoa Física?
A cobertura é determinada pelo padrão de conforto do plano contratado e pelo rol de procedimentos da ANS.
Posso realizar cirurgias com médico particular (não credenciado) nos hospitais credenciados Amil?

As cirurgias com médico particular poderão ser feitas nos hospitais da rede credenciada Amil, respeitando-se as coberturas contratuais.

Neste caso, os honorários do médico e de seus assistentes serão de responsabilidade do conveniado (cliente).

Quais documentos são necessários para a realização de exames pela Amil?
Pedido médico original contendo carimbo, assinatura, data, diagnóstico e tempo de evolução da doença.
Posso realizar exames na rede credenciada, com pedido de médico não credenciado?

Os exames são realizados normalmente, respeitando-se as condições e limites contratuais.

No caso de dúvidas, a nossa Central de Teleatendimento poderá orientá-lo.

Quais são os documentos necessários para utilização dos serviços Amil?
O Cartão Amil e documento de identidade.
É necessário receber autorização prévia para realização de exames pela Amil?

Sim. O próprio credenciado (local onde será realizado o exame) solicita a autorização a Amil, que funciona 24 horas por dia.

Se for de sua preferência, as Agências de Atendimento Amil estão preparadas para fornecer-lhe a autorização prévia. Para isto, basta comparecer a uma delas, munido ´ da solicitação médica.

Nos dois casos, é necessário apresentar o relatório médico.

Qual a validade de um pedido médico (receita ou cheque exame) para que eu possa realizar exames pela Amil?
O pedido médico tem validade de 30 (trinta) dias.
A Amil oferece algum serviço de orientação médica sem que eu precise sair de casa?

Sim, basta ligar para a nossa Central de Teleatendimento.

O operador transferirá sua ligação para os nossos médicos que permanecem 24 horas por dia de plantão.

Efetuando Solicitações

Como faço para solicitar alteração de: nome, data de nascimento e CPF?
Entre em contato com a nossa Central de Teleatendimento para receber as orientações necessárias ou compareça à Agência de Atendimento Amil, munido de documento de identidade.
Como devo proceder para informar a alteração de meu endereço ou do telefone à Amil?

A alteração poderá ser solicitada via Internet.

Você também poderá entrar em contato com a Central de Teleatendimento, ou, se preferir, compareça a uma Agência de Atendimento Amil.

Lembre-se de que é muito importante manter o seu cadastro atualizado, pois esta é a única forma que temos para contatá-lo.

Como devo proceder para solicitar uma declaração para fins de Imposto de Renda ?

A Amil está sempre em busca de soluções para facilitar ainda mais a sua vida. Por isso, disponibilizamos on-line um documento que reúne todos os pagamentos de mensalidade do seu plano efetuados durante o ano, para inclusão na sua declaração de Imposto de Renda. Você pode imprimir quantas vias desejar ou solicitar o seu envio pelo correio.

Para acessar, basta seguir esses passos:

  • 1. Acesse www.amil.com.br;
  • 2. Na página inicial do site, digite, nos campos correspondentes, o seu login e a sua senha,
  • escolhidos durante o preenchimento do seu cadastro, e clique em OK (caso ainda não tenha realizado o seu cadastro, clique em CADASTRE-SE e siga as instruções no site);
  • 3. Na tela que vai surgir, acesse a área SOLICITAÇÕES e clique em DEMONSTRATIVO DE IMPOSTO DE RENDA para fazer a sua solicitação.
Como proceder para receber uma Declaração de Pagamento?

A solicitação deve ser feita pelo titular ou responsável contratual (no caso de menor) à Central de Teleatendimento, nas Agências de Atendimento Amil ou pela Internet.

A declaração poderá ser encaminhada ao cliente pelo Correio. Caso a solicitação seja feita pela Internet, ela poderá ser impressa pelo próprio cliente.

O que é Orientador Odontológico?
Orientador Odontológico traz a relação completa da Rede Credenciada Amil para o seu plano Amil Dental.
Como faço para solicitar o Orientador Médico ou o Orientador Odontológico (lista dos credenciados)?

A solicitação poderá ser feita à Central de Teleatendimento, nas Agências de Atendimento Amil ou pela Internet.

O Orientador será encaminhado ao cliente pelo Correio.

O que é Orientador Médico?
Orientador Médico é o documento que traz a relação completa da Rede Credenciada Amil para o seu plano de saúde.
Posso solicitar uma segunda via do cartão Amil?

Sim. A solicitação poderá ser feita na Central de Teleatendimento, nas Agências de Atendimento Amil ou pela Internet.

A segunda via será encaminhada ao cliente pelo Correio.

Pagamento do Plano

Posso abater, no Imposto de Renda, os pagamentos feitos à Amil?
Sim. Caso você necessite de uma declaração da Amil com o montante pago durante o ano, poderá fazer sua solicitação à Central de Teleatendimento, nas Agências de Atendimento Amil ou via Internet.
Posso realizar o pagamento do aditivo em uma data diferente daquela de pagamento do plano?
Não. Os aditivos deverão ser pagos juntamente com o pagamento do plano.
O que pode acontecer se eu pagar a mensalidade com atraso?
O contratante em atraso de pagamento de qualquer de suas mensalidades estará sujeito à aplicação de multa e juros de mora. Bem como os dias em atraso serão computados e se totalizarem 60 (sessenta) dias nos últimos 12 (doze) meses, o contrato estará sujeito ao cancelamento.
Meu contrato poderá ser cancelado por falta de pagamento?
O contrato será cancelado caso, durante 12 meses, os dias em atraso de pagamento totalizem 60 dias (consecutivos ou não).
Como devo proceder em caso de inversão de pagamento (pagamento por engano, do boleto do mês seguinte)?
Compareça a uma das Agências de Atendimento Amil com a lâmina que foi quitada indevidamente e a outra que deveria ter sido paga.
Como proceder nos casos de pagamento em duplicidade (pagar duas vezes o mesmo boleto bancário)?
Dirija-se a uma das Agências de Atendimento Amil com os dois boletos originais quitados. Será feito um processo administrativo para reembolsar o valor pago a mais.
Posso escolher a data de vencimento dos pagamentos ao adquirir um plano?
A data de vencimento corresponderá ao dia da assinatura da solicitação de adesão.
É possível efetuar a quitação pagando metade da quantia em cheque e a outra metade em dinheiro?
Não. O pagamento deve ser feito integralmente em dinheiro, ou integralmente em cheque.
Quais formas de pagamento posso utilizar para pagar os meus boletos bancários?
Você pode pagar em dinheiro ou em cheque. O cheque deve ser do titular, de um dos beneficiários do plano ou do responsável contratual.
Posso alterar a data de vencimento dos pagamentos do meu plano?

Para alterar a data de vencimento dos pagamentos você deverá fazer uma solicitação à Central de Teleatendimento, a uma das Agências de Atendimento Amil ou via e-mail.

A data poderá ser alterada, desde que seja dentro do mesmo mês e sem ultrapassar ou anteceder 5 (cinco) dias do vencimento atual.

A alteração é permitida uma única vez durante a vigência do contrato.

Como devo proceder se não receber o boleto bancário até a data de vencimento?

Você tem três opções para solicitar a Segunda via do boleto bancário:

Com certa antecedência, é possível solicitar a Segunda via à Central de Teleatendimento Amil.

Você pode ir a uma das Agências de Atendimento, onde terá disponivel o boleto e efetuar o pagamento diretamente no caixa.

Ou, se preferir, poderá imprimir a segunda via do seu boleto bancário através da Internet, e efetuar o pagamento, respeitando a data de vencimento.

A compensação do boleto quitado é on-line (imediata)?
A compensação imediata (on-line) ocorrerá somente para os boletos quitados nas Agências de Atendimento Amil.

Inclusão, Exclusão e Contratação

O que é doença pré-existente ?
Doenças pré-existentes são aquelas cujo beneficiário saiba ser portador ou sofredor anteriormente à data de preenchimento do documento de informações pessoais, ou que venham a ser comprovadas posteriormente.
O que é declaração de saúde?
É um documento de preenchimento obrigatório, no qual o proponente presta informações sobre o seu estado de saúde, atual e passado, e também de seus dependentes.
Menores de idade podem adquirir plano Amil?
Podem, desde que tenham um responsável, maior de idade, como Contratante.
Como devo fazer para transferir o plano Amil, vinculado à empresa que trabalho, para um plano Amil sem vínculo com a minha empresa?
O titular do plano deve comparecer em uma das Agências de Atendimento Amil, no prazo máximo de 30 (trinta) dias da data de exclusão do plano Amil empresarial, e transferir todos os beneficiários do plano pessoa jurídica para o contrato pessoa física.
Como devo proceder quando recebo a visita de um representante de vendas para preenchimento da proposta contratual ?
Observe se todos os campos foram preenchidos corretamente. É fundamental e obrigatório que o titular ou o responsável (no caso de menor de idade) preencha a declaração de saúde.
Por quanto tempo um bebê recém nascido, filho de um beneficiário, tem tratamento garantido?
Durante até 30 dias a partir da data de nascimento. A partir desse prazo, a continuidade da cobertura de atendimento somente será devida se o recém-nascido tiver sido incluído no contrato do titular (pai ou mãe).
Como faço para incluir o meu filho adotivo?
Após a obtenção da guarda definitiva, o titular do plano deverá comparecer em uma das Agências de Atendimento Amil, portando a Certidão de Nascimento e o documento que comprove a guarda definitiva da criança, respeitando-se o prazo de até 30 (trinta) dias da obtenção da guarda definitiva.
Pela inclusão do recém-nato efetuarei algum pagamento?
Sim. O valor será calculado no ato da inclusão.
Quem pode incluir o recém-nascido no plano?
O titular do plano ou qualquer pessoa designada por ele, mediante autorização expressa e assinada pelo titular, até 30 (trinta) dias a contar da data de nascimento do recém-nato. Na autorização, devem constar o nome completo e o número do documento de identidade do portador, o que deverá ser apresentado em uma das agências de atendimento da Amil junto com a certidão original de nascimento da criança e o cartão Amil do titular. O valor referente à inclusão será informado na ocasião da efetivação da inclusão e atualizado de acordo com o plano contratado.
Posso transferir o meu contrato em qualquer data?
Os contratos poderão ser transferidos na data de aniversário do plano e no vencimento da mensalidade.
Posso transferir o plano somente para alguns beneficiários?
Não. As transferências deverão incluir todos os participantes do contrato.
Posso incluir filhos casados como beneficiários de meu Plano Familiar?
Somente os filhos solteiros podem ser incluídos no Plano Familiar.
Posso fazer um plano de saúde com uma ou mais pessoas que não sejam da mesma família?
Sim. Você pode optar pelo Contrato Grupal de pessoa física. Nesta modalidade, não há obrigatoriedade dos beneficiários pertencerem à mesma família.

Cirurgias e Internações

A quantos dias de internação tenho direito ?
A 365 dias de internação, quer seja em apartamento, enfermaria ou UTI, conforme as condições contratuais.
Onde posso obter autorização para internação?

Existem diferentes locais aptos a autorizar as internações.

Nossa Central de Teleatendimento poderá indicar o local mais próximo de você.

O que é cirurgia de urgência (emergência)?

É aquela cirurgia determinada pelo médico, após avaliação médica em pronto-socorro.

A data da cirurgia deve obedecer às carências do contrato.

O que é cirurgia eletiva (programada)?

Cirurgia eletiva é aquela cuja data de realização é previamente determinada pelo médico.

A data da cirurgia deve obedecer às carências do contrato.

A autorização de internação tem prazo para ser utilizada?
A guia de internação Amil poderá ser utilizada em até 30 dias da data de emissão.
Nas internações com caráter de urgência ou emergência como devo proceder?
O beneficiário ou seu responsável deverá solicitar ao hospital a devida comunicação à Amil das razões da internação, em até 01 (um) dia útil.
Como faço para obter uma autorização para internação programada (eletiva)?
Você deverá apresentar a solicitação médica em uma das Centrais de Internações da Amil, 5 (cinco) dias antes da data da internação.

Amil Resgate Saúde

Como proceder para a utilização desse serviço?
A Amil deverá ser informada e autorizar previamente o resgate, caso não haja condições para tratamento no local.
Em que situação poderá ocorrer a utilização desses procedimentos?
Esse tipo de resgate (terrestre, aéreo ou aeroterrestre) ocorrerá quando existir a impossibilidade de locomoção do beneficiário devido exclusivamente às condições médicas de emergência / urgência que se seguem:
  • Infarto agudo do miocárdio com necessidade de cirurgia de revascularização de urgência ou choque cardiogênico refratário ou arritmia ameaçadora de vida;
  • Infarto agudo do miocárdio com dor mantida e indicação de angioplastia de urgência;
  • Aneurisma dissecante de aorta em fase aguda;
  • Estado de mal convulsivo em crianças;
  • Politraumatismo;
  • Trauma cranioencefálico
  • Traumatismo raquimedular na fase aguda inicial;
  • Trauma de face com distúrbio de ventilação;
  • Traumatismo de face com lesão do globo ocular;
  • Trauma torácico;
  • Traumatismo de grandes vasos sangüíneos;
  • Traumatismo abdominal;
  • Traumatismo extenso de partes moles;
  • Amputação traumática com possibilidade de reimplantes;
  • Choque traumático;
  • Grandes queimaduras;
  • Acidentes com eletricidade com acometimento sistêmico;
  • Asfixia por imersão (afogamento);
  • Intoxicações exógenas involuntárias;
  • Picada de animais peçonhentos.
O que é Amil Resgate Saúde?
É o traslado inter-hospitalar feito por um ou pela combinação de mais de um meio de transportes como: ambulância, e/ou helicóptero e/ou avião, de paciente em estado grave, com todos os recursos materiais e humanos indispensáveis ao suporte de vida.

Total Care

O que é o Total Care?
É o centro médico que oferece um acompanhamento diferenciado para clientes cardíacos, diabéticos e hipertensos, disponibilizando cuidados médicos especiais além de mais tecnologia e informação aos beneficiários que apresentem essas patologias.
Devo pagar algo a mais para ter acesso ao Total Care?
Não. Os serviços oferecidos no Total Care são inteiramente gratuitos para os clientes Amil.
Quem pode usar os serviços do Total Care?
Todos os beneficiários que apresentem as patologias descritas no item anterior, independente do tipo de plano de saúde contratado.

Amil Resgate Saúde

É possível incluir o aditivo para apenas 1 (um) beneficiário do contrato?
Não. A inclusão do aditivo abrange todos os beneficiários do contrato.
Existe um custo adicional para a inclusão dos aditivos?
Sim. O valor será acrescentado ao valor da mensalidade, respeitando-se a Tabela Amil vigente na época da inclusão dos aditivos.
Como faço para incluir os aditivos no meu contrato?
Os aditivos podem ser incluídos em três situações: no ato de assinatura da solicitação de adesão, no aniversário do contrato ou em outros períodos definidos pela Amil.
O que é um aditivo contratual?

É um anexo que permite estender os benefícios do contrato.

Exemplos de aditivos: Amil Resgate Saúde, Programa Amil de Medicamentos e Amil Urgência em Viagens ao Exterior.

Coparticipação

O que é coparticipação?

Entende-se por coparticipação, a parte efetivamente paga pelo cliente, referente à realização de um determinado procedimento, cujo valor será cobrado posteriormente pela operadora, incluso na cobrança da prestação do plano.

A coparticipação sofrerá reajuste no mesmo percentual aplicado à contraprestação dos planos de saúde de sua categoria (individuais e empresariasi) nos moldes do reajuste anual previsto na.

Quais os valores cobrados na coparticipação?
Tabela de valores por grupo de benefícios
Como é realizada a cobrança da coparticipação?
A cobrança para o cliente não é feita no ato da utilização do plano. O valor da coparticipação é acrescido ao valor da mensalidade, na fatura mensal do cliente.
Em quais situações o cliente coparticipa?
Nos planos 100 e 200 da Linha Medial, todos os eventos são coparticipados, com a exceção das internações. Nos planos 300, 400, 500, 600, 700 e 800, existe coparticipação para todos os eventos, inclusive para as internações, quando utilizados na rede credenciada. No entanto, se os clientes desses planos utilizarem os hospitais e as unidades da Rede Especial da Amil, o valor da coparticipação não será cobrado, independentemente do tipo de evento.
Em quais situações será realizada a cobrança de coparticipação de exames e procedimentos?
A cobrança será realizada por exame efetuado, exceto naqueles liberados em grupo. Exemplos: fisioterapia, fonoaudiologia e psicoterapia. Não se esqueça de que, a partir do nível 300 até o nível 800, o cliente fica isento da cobrança também para os exames realizados nos laboratórios da Rede Especial da Amil.
A coparticipação implica as regras de carência?
Não, as regras de comercialização permanecem as mesmas. Mas o PRC reduz carência para alguns procedimentos realizados na Rede Especial da Amil, mesmo que provenientes de preexistentes.
Existe diferença no atendimento de beneficiários de planos com ou sem coparticipação?
Não há distinção no atendimento realizado a um usuário de plano com coparticipação para um usuário de plano sem coparticipação.