Perfil institucional – Julho de 2016

Ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável. Essa é a missão da Amil, operadora de saúde privada que possui 5,9 milhões de beneficiários (cerca de 4 milhões em planos de assistência médica e 1,9 milhão em planos odontológicos) e 349,9 mil empresas-clientes em sua carteira.

A empresa conta com uma extensa rede credenciada no país, que abrange cerca de 31,8 mil prestadores de serviço – entre eles 1,9 mil hospitais, mais de 22 mil clínicas e consultórios médicos e mais de 7 mil laboratórios e centros de diagnóstico por imagem. Esse número inclui as unidades da rede assistencial do Grupo Amil, composta por um complexo médico-hospitalar; 29 hospitais; 41 unidades médicas avançadas, unidades de pronto , centros médicos e clínicas (entre elas, cinco unidades do Grupo COI – Clínicas Oncológicas Integradas); 12 Clubes Vida de Saúde; seis unidades do Total Care (centro avançado voltado para o tratamento de doenças crônicas) e um centro médico do Amil Resgate Saúde.

Inovação

Desde a sua fundação, em 1978, a inovação e o pioneirismo são as marcas da Amil - a primeira operadora a oferecer consultas e exames sem limite, já em sua estreia no mercado. Em 1982, a empresa foi a primeira do mundo a criar um serviço de teleatendimento com médicos de plantão 24 horas. No ano de 1993, tornou disponível aos seus clientes a mais moderna estrutura de transporte inter-hospitalar do país, o Amil Resgate Saúde, composta por ambulâncias, helicópteros e jato.

Em 2008, a Amil criou o Sistema Integrado de Saúde, que consiste em uma rede de Unidades Avançadas – dotadas de infraestrutura completa e localizadas estrategicamente – que apoiam os hospitais da sua rede preferencial, absorvendo os casos de baixa e média complexidades.

Quatro anos depois, em 2012, o Sistema Integrado de Saúde foi apresentado e discutido, na Harvard Business School, como um exemplo de inovação.

Em novembro de 2015, a Amil foi reconhecida como uma das 20 empresas mais inovadoras do país – sendo a única operadora de saúde – pelo ranking Best Innovator, da revista Época Negócios e da consultoria A.T. Kearney.

Crescimento

Ao longo de sua história, a Amil efetuou uma série de aquisições de hospitais e de operadoras de menor porte – intensificadas após sua abertura de capital, ocorrida em 2007 –, conquistou acreditações internacionais e expandiu sua operação para diversos estados brasileiros. Com sede no Rio de Janeiro e filiais no Distrito Federal e nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE), a empresa mantém, ainda, um escritório em Goiânia (GO).

Em 2012, a Amil passou a fazer parte do UnitedHealth Group, multinacional norte-americana do setor de saúde e serviços médicos, com atuação em mais de 125 países. Como parte de sua expansão, a empresa também iniciou operação em Portugal no ano de 2013, por meio da aquisição do Grupo HPP – atualmente denominado Lusíadas Saúde –, que hoje conta com cinco hospitais e quatro clínicas.

Atendimento

A Amil investe constantemente na qualificação de seu atendimento. Por isso, a empresa aposta em soluções multicanais e serviços digitais, que agilizam e simplificam o relacionamento com seus beneficiários, credenciados e corretores.

Por acreditar no diálogo como principal meio para resolver eventuais divergências e aperfeiçoar suas práticas, a Amil criou, em 2012, o serviço de Ouvidoria – um ano antes de esse departamento se tornar obrigatório às operadoras de planos de saúde. Essa instância secundária de atendimento tem papel fundamental na identificação de necessidades e na administração de demandas, representando a voz do cliente dentro do ambiente corporativo.

Em 2013, a empresa investiu no lançamento do Amil Clientes, um aplicativo para smartphones e tablets (iOS e Android) que permite ao beneficiário acessar uma série de serviços online, como agendamento de consultas e exames, visualização de prontuário com últimos atendimentos e busca por rede credenciada por distância geográfica. Essas são facilidades que também estão disponíveis no site www.amil.com.br, que existe desde a década de 1990 e passou por uma reestruturação no ano de 2014, com o objetivo de empoderar o cliente na gestão da sua própria saúde.

Gestão de Saúde

A Amil tem grande expertise em programas de gestão da saúde. Pioneira nesse tipo de iniciativa, com o lançamento do Programa Amil Qualidade de Vida (PAQV), em 1993, a empresa vem aperfeiçoando, ano a ano, esse trabalho.

Em , a Amil lançou, no Rio de Janeiro e em São Paulo, 12 unidades do Clube Vida de Saúde. Baseados no modelo de atenção primária, os clubes contam com equipes compostas por médicos de família, enfermeiros e agentes de saúde. O objetivo é proporcionar ao cliente a comodidade de ter, em um único lugar, não apenas as consultas e os exames de praxe, mas também uma consultoria personalizada sobre qualidade de vida, de acordo com seu perfil de saúde.

Ainda em , a empresa instituiu o Sistema de Gestão Vida de Saúde, do qual os Clubes Vida de Saúde fazem parte. Trata-se de um sistema de inteligência desenhado para proporcionar um cuidado ainda mais próximo e eficiente aos clientes. Unindo conhecimento médico, alta tecnologia e ampla experiência, o Sistema de Gestão Vida de Saúde engloba ferramentas, programas e atividades hospitalares que permitem à Amil mapear, realizar um trabalho preventivo e tratar, de forma precisa, os seus beneficiários.

Contribuição para o setor de Saúde e para a sociedade

A Amil acredita no debate e na colaboração como formas de contribuir para o desenvolvimento do setor de Saúde e da sociedade. Por isso, participa de diversas câmaras técnicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de compor a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) e a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge). Essas duas entidades, como representantes das operadoras de planos de saúde no Brasil, têm papel fundamental para a discussão de novos modelos assistenciais, formatos de financiamento e da sustentabilidade do setor.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a existência da epidemia de obesidade infantil no país – segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso –, a Amil lançou, em janeiro de 2014, o movimento Obesidade Infantil NÃO (www.obesidadeinfantilnao.com.br), cujas ações já impactaram mais de 100 milhões de pessoas.

Sobre o UnitedHealth Group

O UnitedHealth Group é uma empresa diversificada do setor de saúde e bem-estar cuja missão é ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos. O UnitedHealth Group disponibiliza uma ampla variedade de produtos e serviços através de duas empresas distintas: a UnitedHealthcare, que oferece serviços de cobertura e planos de assistência de saúde, e a Optum, que oferece serviços de saúde integrados à tecnologia da informação. Para mais informações, visite o site www.unitedhealthgroup.com ou siga @UnitedHealthGrp no Twitter.

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