Comece o ano mais leve

Brasília/DF (dezembro de 2014) – O Natal e o réveillon estão chegando, e, com eles, costumam surgir também alguns quilinhos extras. Mas, com a adoção de pequenas atitudes, é possível evitar a famosa ressaca das festas de fim de ano. A nutricionista Patrícia do Socorro e Silva, que atende no TotalCare de Brasília, dá cinco dicas para quem quer começar o ano de 2015 mais leve.

Dica 1: não passe o dia sem comer

Durante o período de fim de ano, é muito comum ficar horas sem comer, seja devido à correria do dia a dia ou até mesmo propositalmente, visando às delícias da ceia. No entanto, a nutricionista alerta: procure não ficar sem comer por mais de três horas seguidas. Além de retardar o metabolismo, essa prática aumenta a fome para as refeições seguintes.

Dica 2: monte um cardápio saudável

Não é porque é dia de festa que as opções saudáveis devem ser excluídas do cardápio. O segredo é conciliar. Um prato equilibrado deve ter porções de carboidrato, proteína, fibras, vitaminas e minerais. Se a opção for carne de porco, prefira os cortes mais magros, como lombo ou pernil. No caso das sobremesas, a dica é optar por aquelas com base em frutas, em vez de doces com recheio muito cremoso. As castanhas e nozes também são opções saudáveis.

Dica 3: hidrate-se

Com dias mais quentes, o corpo perde mais água, sendo necessária a reposição para evitar mal-estar, tontura e desmaios. Assim, beba muito líquido – água à vontade, mas outros, nem tanto. Água de coco e sucos naturais feitos com água e sem açúcar repõem os sais minerais e dão energia. Os isotônicos, no entanto, devem ser tomados com moderação, pois contêm teor muito elevado de minerais e glicose.

Dica 4: consuma bebidas alcoólicas com moderação

Para quem está de dieta de restrição calórica, o ideal é evitar bebidas alcoólicas, que são ricas em calorias e comprometem a hidratação. Mas, se for inevitável, dê preferência ao vinho, que contém componentes antioxidantes. E, para se manter hidratado, beba uma garrafinha de água a cada taça de vinho, que deve ser consumido moderadamente.

Dica 5: se exagerou na quantidade, opte por alimentos detoxificantes no dia seguinte

Caso tenha exagerado nas festas, fique tranquilo, pois nem tudo está perdido! Além de ingerir bastante líquido – preferencialmente água - nos dias posteriores aos eventos, opte por alimentos que vão repor os nutrientes perdidos e fazer uma “faxina” no organismo: grãos e cereais integrais, castanhas, nozes, frutas, legumes e vegetais.

Para auxiliar a detoxificação do organismo, outra dica é investir em sucos naturais com frutas que hidratem o organismo. A nutricionista ensina uma receita saborosa e refrescante de suco misto de melão, maçã, limão, gengibre e água de coco. O melão é fonte de vitaminas, minerais e um bom hidratante; a maçã tem antioxidantes que protegem dos radicais livres; o limão é fonte de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico; o gengibre é digestivo e termogênico (auxilia no aumento do gasto calórico); e a água de coco é um isotônico natural e hidratante.

Suco Detoxificante

Ingredientes:

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. O suco deve ser ingerido sem coar.