Programa multidisciplinar para gestantes, elaborado pela Amil, conquista aprovação na ANS

Apoio a gestantes antes, durante e após o nascimento do bebê é um dos diferenciais

Rio de Janeiro/RJ (novembro de 2014) – Pioneira em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças, a Amil acaba de obter mais uma aprovação na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): o programa PRO Mamãe & Bebê. A iniciativa, que existe há dois anos, inclui curso de gestantes, suporte telefônico e acompanhamento durante e após o parto.

O curso para gestantes está disponível em dez maternidades participantes do programa, sendo sete em São Paulo e três no Rio de Janeiro. Na programação, as futuras mamães aprendem dicas de como lidar com o pré e o pós-parto e também com as primeiras horas de vida do bebê. Já o suporte telefônico funciona 24 horas por dia, com enfermeiras especialistas de plantão. Por meio desse canal, é possível obter orientação de saúde, esclarecer dúvidas e obter encaminhamento, se necessário. O telefone recebe uma média de 1.500 ligações mensais de beneficiários do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A pediatra Izabel Pellicciari, gestora do programa, destaca o diferencial para conquistar a aprovação da agência reguladora. “O programa prevê o acompanhamento da mãe e do bebê, auxiliando desde a gestação até os 12 anos da criança, passando pelas primeiras horas de vida, com orientação de como dar banho, amamentar e trocar fraldas e cuidados com o coto umbilical. Isso tudo é feito dentro do quarto da mãe na maternidade, o que é muito importante para manter a proximidade com o recém-nascido”, informa Pellicciari.

Além do PRO Mamãe & Bebê, a Amil possui, atualmente, mais seis programas ativos de promoção da saúde e prevenção de doenças, que englobam o atendimento domiciliar a idosos, o apoio a gestantes de alto risco,  a identificação precoce de doenças crônicas e de câncer de mama, a orientação a pacientes com alta hospitalar e a prevenção do declínio funcional de idosos. Esses programas alcançam, ao todo, cerca de 400 mil beneficiários da empresa em todo o Brasil.