Movimento de combate à obesidade infantil, da Amil, reúne iniciativas de comunicação, educação e promoção da saúde

Rio de Janeiro, RJ (Setembro de 2015) – No próximo dia 17 de novembro, 70 entidades de todo o Brasil, engajadas em projetos de prevenção ou combate à obesidade voltados para crianças de 0 a 11 anos, concorrerão ao Prêmio Amil de Combate à Obesidade Infantil. A cerimônia de premiação ocorrerá durante o Fórum de Obesidade Infantil Amil, no Rio de Janeiro, em que os vencedores terão a oportunidade de expor seus trabalhos e discutir temas relacionados ao assunto com especialistas, médicos e acadêmicos. O prêmio, de R$ 100 mil, será dividido entre cinco vencedores – um de cada região brasileira.

Essa é só mais uma de uma série de ações do movimento Obesidade Infantil NÃO, iniciado pela Amil em 2014, com o objetivo de ampliar a conscientização da sociedade brasileira sobre a epidemia da doença no país. Hoje, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso, segundo dados do Ministério da Saúde. “A obesidade é uma das doenças que mais cresce em todo o mundo, e quem enfrenta esse problema na infância tem alta probabilidade de desenvolver uma série de enfermidades associadas na fase adulta. Diante desse cenário, a Amil, como uma empresa pioneira em programas de gestão de saúde e qualidade de vida, abraçou a causa do combate à obesidade infantil, com o intuito de evitar esse mal desde a raiz”, explica Odete Freitas, diretora de Sustentabilidade da Amil.

Uma das principais plataformas de apoio ao movimento é o portal www.obesidadeinfantilnao.com.br, com conteúdo técnico e qualificado – incluindo, entrevistas com médicos, nutricionistas, educadores e psicólogos –, desenvolvido para munir pais e mães com informações sobre como lidar com a doença. A intenção da Amil é conscientizar a população de que hábitos saudáveis devem ser inseridos desde cedo. Trata-se de um projeto de empoderamento da sociedade, que é a principal beneficiada.

Nesse contexto, a Amil investiu maciçamente em comunicação nesses últimos dois anos: levou ao público uma campanha publicitária com peças para TV, jornal, revista, internet, outdoor e mobiliário urbano. Com a estimativa de mais de 106 milhões de pessoas impactadas, o objetivo da campanha é aquecer o debate sobre a responsabilidade dos pais na formação dos hábitos alimentares dos filhos, além de convidá-los a conhecer mais profundamente a problemática.

Uma das ações publicitárias de grande efeito foi o “espelho obeso”, que ficou exposto durante um mês no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Com o mote “Não é assim que queremos ver nossas crianças crescerem”, o espelho devolvia ao observador um reflexo com alguns quilos a mais, alterando sua silhueta. Nas rádios, a Amil lançou também o programa Bela Infância, com dicas da chefe de cozinha Bela Gil sobre alimentação saudável e entrevistas com nutricionistas, médicos, educadores físicos e outros profissionais ligados à saúde. O projeto contemplou também palestras para 800 crianças em oito escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Outra ação de comunicação de destaque foi a disponibilização do guia NHAC! – Novos Hábitos de Alimentação para Crianças, da Disney, com informações sobre as melhores escolhas nutricionais para o público infantil. O material, que já está em sua segunda edição, pode ser baixado gratuitamente pelo site www.amil.com.br/nhacdisney, que conta também com jogos, curiosidades e games online. Junto à Disney, a empresa desenvolveu, também, ações de patrocínio, como a Cozinha do Mickey, em shoppings de todo o Brasil, e as corridas e caminhadas Disney Magic Run, Disney Princess Run e Marvel Run Desafio Vingadores, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Para motivar o debate em grande escala, a Amil também lançou uma petição online para colher assinaturas em favor da criação do Dia Nacional de Combate à Obesidade Infantil, que já conta com mais de 12 mil assinaturas. Em outubro de 2014, outro reforço importante: a Amil fechou uma parceria com o programa de emagrecimento Vigilantes do Peso, proporcionando aos seus colaboradores condições facilitadas de acesso ao programa em seus locais de trabalho. O projeto contou com a participação voluntária de 500 pessoas que, juntas, eliminaram 1.255 quilos.

Aliando suas iniciativas de combate à obesidade infantil à educação, a Amil promoveu, em setembro deste ano, uma oficina de educação alimentar para 320 alunos de 5 a 8 anos da Escola Municipal Lions, em Duque de Caxias. Em parceria com o Sistema Firjan e com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, o projeto promoveu a apresentação de alimentos, preparo de pratos e degustação de receitas saudáveis. A ação também envolveu as famílias das crianças, que tiveram palestra sobre como melhorar a alimentação de seus filhos.

Como reconhecimento a essas iniciativas, a Amil recebeu, em 2015, os prêmios Marketing Best Sustentabilidade e Marketing Contemporâneo 2015, com o case Obesidade Infantil NÃO: Uma Iniciativa Para Mudar a História de Milhares de Crianças Brasileiras. A diretora de Sustentabilidade da Amil destaca a relevância das premiações: “O combate à obesidade infantil está em linha com a nossa missão de ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável, com qualidade de vida e bem-estar. E reconhecimentos como esses são afirmações de que estamos no caminho certo, ampliando a abordagem de um tema tão relevante para a nossa sociedade.”