Com foco em atenção primária, modelo é hoje a principal estratégia assistencial da empresa

Amil consolida atuação baseada na coordenação de cuidados

São Paulo, SP (maio de 2018) - Desde 2016, quando lançou os Clubes Vida de Saúde, unidades de atendimento multidisciplinar baseadas em atenção primária, a Amil continua a inovar na assistência prestada aos seus 4 milhões de clientes de planos médicos, por meio de uma estratégia de coordenação de cuidados. Entre os benefícios desse modelo estão a melhora na qualidade de vida dos beneficiários, o reforço do vínculo entre médicos e pacientes e a redução da reinternação hospitalar.

Os Clubes Vida de Saúde contam com equipes compostas por médicos de família, enfermeiros e agentes de saúde, além de fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, para casos específicos. Nesses locais, os pacientes podem participar de programas de prevenção e de promoção da saúde, como combate ao tabagismo, planejamento familiar e emagrecimento. Atualmente, a Amil mantém 16 Clubes Vida de Saúde no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de oferecer o serviço em unidades do Distrito Federal, de Natal, de Recife e de Curitiba, nas quais os pacientes são acompanhados de perto pelas equipes, que podem, por exemplo, saber se houve alguma emergência. Nesse caso, o agente de saúde pode entrar em contato e direcionar o tratamento.

“A coordenação do cuidado é nossa principal estratégia assistencial e, por isso, vamos expandi-la para outras regiões. Hoje, mais de 125 mil pacientes já são acompanhados. Até o fim do ano, vamos chegar a 20 unidades ambulatoriais no modelo dos clubes e ainda levar a coordenação de cuidados a mais 40 unidades no Brasil”, afirma Daniel Coudry, diretor executivo de qualidade da Amil.

A operadora também desenvolveu um sistema de Gestão de Saúde Populacional, responsável por desenvolver modelos de identificação, estratificação e análise da população, que subsidiam ações estratégicas de cuidado. Esse sistema possui ferramentas como os programas de gestão de saúde, atualmente oferecidos de forma presencial, remota e in company – para clientes corporativos da empresa.